No Dia Nacional de Defesa da Fauna, a Abrampa lança seu mais novo projeto em parceria com o WWF-Brasil, o Projeto Libertas!


A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a capacidade institucional dos Ministérios Públicos no combate ao comércio ilegal de animais, mediante a capacitação e integração de seus membros e o incremento de sua base de conhecimento sobre os mecanismos das ações criminosas e das atuações exitosas em seu enfrentamento.

O projeto é coordenado pela Promotora de Justiça Luciana Imaculada de Paula, atualmente à frente da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (CEDA), do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG)  – considerada uma referência nessa área de atuação. 

O tráfico de fauna silvestre tem grande envolvimento com grupos criminosos organizados e ocupa o terceiro lugar entre as atividades ilícitas mais rentáveis do planeta. Além disso, contribui para o declínio da biodiversidade e acarreta profundas violações do bem-estar animal. Estima-se que 09 em cada 10 animais traficados morrem antes de sua chegada ao destinatário final em virtude de más condições de manejo.

O símbolo do Libertas é o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) que, devido a sua docilidade, beleza e capacidade de imitar a voz humana, é muito cobiçado como animal de estimação e atualmente figura entre os mais traficados no Brasil.

A evolução do projeto pode ser acompanhada pelas redes sociais e portal da Abrampa.

 

Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa)
Fone: (31) 3292-4365
abrampa@abrampa.org.br 
Facebook: /abrampa.mp
Instagram: abrampa.oficial


COMENTÁRIOS ()