Publicado em 02/09/2016
Equipe do MP visita escolas para conhecer projetos de educação ambiental do Ser Natureza de Itapuranga
Centenas de crianças e educadores promoveram nesta terça-feira (30/8) um dia especial de atividades em seis escolas de Itapuranga e Guaraíta para demonstrar seu engajamento ao Projeto Ser Natureza, que tem como proposta a proteção ao Rio Canastra, manancial de abastecimento dos dois municípios.
As ações do Ser Natureza para a recuperação da bacia estão em execução há cerca de um ano e, a convite do promotor de Justiça Felipe Feres, coordenador do projeto, as escolas da rede pública de ensino aceitaram adotar o tema em suas aulas práticas e teóricas no primeiro semestre deste ano. Já no final de abril, diretores, coordenadores pedagógicos e professores começaram a delinear como o eixo de educação ambiental prosperasse em suas unidades.
Passados poucos meses, eles já têm resultados para apresentar e, talvez, o maior deles é o entusiasmo de todos os envolvidos. Por caminhos e métodos diferentes, educadores e alunos estão transitando por temas variados, que vão muito além do ensino em sala de aula – alguns partiram do levantamento geográfico e histórico da região para resgatar lembranças que, confrontadas com a atual realidade, possam levar à compreensão das mudanças pelas quais o manancial passou. Outras escolas investiram no reaproveitamento de materiais e ensino de práticas contrárias ao desperdício e à poluição ambiental. As unidades de ensino também investiram no canto, teatro e na literatura para fazer emergir o sentimento de proteção ao espaço natural da região. A criação de viveiros, de hortas e adoção de nascentes também estão entre as iniciativas desenvolvidas. Ou seja, em Itapuranga e Guaraíta, a teoria e a prática da educação ambiental andam juntas e têm como foco os diversos aspectos relativos à microbacia do Rio Canastra.
CAO Educação
Em aproximação ao eixo de educação ambiental proposto pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), a coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Educação, Simone Disconsi de Sá, integrou a comitiva que visitou seis escolas na comarca de Itapuranga.
Ela falou sobre a sua primeira experiência nas ações do Ser Natureza: “Destaco o engajamento das escolas, pois o que vimos em Itapuranga e Guaraíta é que elas não precisaram de qualquer material pronto para se envolver. É importante essa 'liberdade', tanto que cada uma delas escolheu um viés diferente para esse tema (meio ambiente), que é unânime e bem-vindo a todos, não importando a idade da criança”.
“Espero que os outros projetos do Ser Natureza no Estado possam desenvolver atividades desse gênero, contando com todo apoio dos CAOs do Meio Ambiente e da Educação, numa junção de esforços dessas duas importantes áreas de atuação do Ministério Público”, concluiu Simone Disconsi.
Participaram das visitas ainda o promotor Felipe Feres e sua equipe; a engenheira agrônoma Adriane de Oliveira Chagas, da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial (Caej), e a assessora jurídica Gabriela Parrode, do Caoma. No período da manhã, foram visitados, em Itapuranga, o Colégio Estadual Itapuranga (Ceita) e a Escola Estadual José Pedro de Faria. As apresentações foram encerradas no Auditório Maria Conceição de Mesquita, com os alunos da Escola Vera Cruz – Cras.
O Colégio Estadual Georgina Rodrigues Coelho, em Guaraíta, inaugurou as atividades da tarde, seguindo a comitiva novamente para Itapuranga, com destino à Escola Municipal Betel, na zona rural, e à Escola Municipal de Educação Infantil Professora Divina Moreira, na zona urbana.
Colégio Estadual Itapuranga
No Colégio Estadual Itapuranga (Ceita), está sendo desenvolvido o projeto Retrospectiva do Rio Canastra Ontem e Hoje, com alunos do 9°, 1° e 2° ano, com a proposta de fazer um levantamento histórico na região do Rio Canastra e afluentes e posterior divulgação de dados e palestras a serem ministradas por eles. Na apresentação, professores e estudantes falaram da ida à fazenda de Davi Cândido, local onde as práticas de conservação de solo e proteção ambiental estão consolidadas. Essa aula em campo contou com a participação de alunos do Colégio Deputado José Alves de Assis, sob a orientação do técnico da Emater Miguel Arcanjo.
Conforme explicaram os participantes do projeto, eles também irão visitar áreas degradadas e refletir sobre as ações possíveis para reverter as situações ambientalmente inadequadas. Em breve, os alunos já estarão capacitados para compartilhar essas experiências com os cerca de 250 estudantes do Ceita. A iniciativa será estendida a outras escolas do município.
Escola Estadual José Pedro de Faria
A unidade de tempo integral José Pedro de Faria vestiu, literalmente, a camisa do Projeto Ser Natureza, envolvendo todos os servidores e alunos, com o projeto O Ser Natureza na Escola. Há vários meses, os mais de cem alunos procuraram melhorar o descarte de resíduos e estão elaborando trabalhos a partir da reciclagem de produtos. A exposição dos diversos trabalhos pôde ser conferida no pátio da escola, assim como a instalação de um viveiro e de uma horta no terreno do estabelecimento de ensino. A visita da comitiva foi um verdadeiro dia de festa na unidade, cujos integrantes estavam em peso usando as camisetas que a escola confeccionou por conta própria com a logomarca do Ser Natureza.
A José Pedro de Faria, como parceira do Ser Natureza, mantém um coral, que tem se apresentado em diversas eventos relativos à questão ambiental, inclusive na comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, promovida pelo MP-GO, em Goiânia, no dia 17 de junho.
Por essa participação, a técnica Adriane Chagas recebeu emocionada homenagem dos alunos do 5° ano e da coordenadora Melvira Aparecida de Morais. “Para muitos, pode parecer pouco, mas o que você proporcionou para essas crianças é algo que elas nunca teriam condições de ter”, afirmou a professora, em referência à atividade de lazer, que consistiu em passeio e almoço em um shopping da cidade e também uma tarde no Parque Mutirama, organizada por Adriane.
Ao final do encontro, a comitiva assistiu a uma encenação ao ar livre e entrega da premiação do concurso de redação. O primeiro colocado foi Gabriel Teixeira, com o tema “A natureza na nossa vida”, o segundo lugar foi entregue à Vitória Lauane Rodrigues, com a redação “Vamos salvar o Rio Canastra juntos!”, e em terceira colocação ficou o texto “A natureza é importante, vamos preservá-la!”, de Soraia Teixeira, todos alunos do 5° ano. Para encerrar as atividades, os visitantes plantaram sementes em tubetes, numa alusão à união dos povos retratada nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Escola Vera Cruz – Cras
Foi o Auditório Maria Conceição de Mesquita o local escolhido pela Escola Vera Cruz – Cras para ser palco das diversas apresentações artísticas realizadas pelos alunos. Teatro e leitura de textos integraram a atividade.
De acordo com as organizadoras, a escola buscou aprofundar a questão da urbanização desordenada como influência negativa no meio ambiente, em especial nos mananciais de abastecimento. Maquetes foram montadas, por alunos do 4° ano, para ilustrar os dois cenários.
A parte prática do projeto foi feita no bairro onde a escola está instalada, quando os alunos e moradores foram alertados sobre a quantidade de lixo produzida nas residências e incentivados a separar e reciclar os resíduos.
No evento, a coordenadora do CAO Educação, o promotor de Justiça e técnicas da Caej e Caoma receberam uma peça artesanal inspirada no fruto do xixazeiro, espécie nativa que abrigou em suas sombras a primeira missa campal por ocasião da fundação do povoado e que lhe deu o nome por vários anos.
Colégio Estadual Georgina Rodrigues Coelho
Instalada em Guaraíta, os alunos do 6° e 8° ano do Georgina Rodrigues Coelho já foram a campo conhecer uma das nascentes do Córrego dos Macacos, afluente do Canastra. A palestra ao ar livre foi feita por Deuramir Júnior, que falou sobre o Projeto Ser Natureza e a importância da proteção às nascentes, ensinamento que será colocado em prática pelos alunos, que, inclusive, adotaram uma delas.
Além de repassar as informações a seus familiares, os alunos estão sendo preparados para acompanhar o cercamento, o plantio e monitoramento do crescimento das espécies nas áreas de nascente, que integram as etapas de recuperação do Projeto Ser Natureza.
Para recepcionar a comitiva, professores e alunado reuniram-se para ouvir a redação feita por Gabriel Vieira Leite, de 11 anos, intitulada “Adotando uma nascente”. A (clique) carta, de autoria própria, foi entregue ao promotor Felipe Feres, como homenagem.
Escola Municipal Betel
Em funcionamento desde 1956, a escola Betel, na zona rural de Itapuranga, tem a natureza como vocação há muito tempo e o resultado dessas ações já renderam prêmios como os do Proerd e Goiás na Ponta do Lápis e reconhecimento pela integração com o meio ambiente.
Sentindo-se prestigiados com a presença da equipe do Ministério Público, mestres e alunos fizeram questão de mostrar a horta sustentável que produz alimentos para a merenda da unidade e o viveiro de espécies nativas, cujas mudas são destinadas à doação. A aluna do 2° ano Isabela Silva Ferreira, de 8 anos, fez a leitura de uma (clique) carta, entregue ao promotor de Justiça.
A direção da escola aproveitou a presença da coordenadora do CAO da Educação para falar das necessidades e dificuldades pelas quais a escola tem passado ao longo dos anos, principalmente em razão do isolamento da unidade.
Escola Municipal de Educação Infantil Professora Divina Moreira
O CMEI Divina Moreira, em Itapuranga, atualmente abriga cerca de 120 crianças de 6 meses a 6 anos que estão sendo incentivadas a adotar hábitos que possam contribuir com o meio ambiente, como a economia de água. Os maiorzinhos, conforme explicam as educadores, começaram a participar de atividades práticas para a criação de uma horta no local, o que incluiu o enchimento de saquinhos com terra e plantio de sementes doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Segundo informam, a ideia é fazer a horta, utilizando pneus, que ocuparão toda a área do fundo da escola.
Prefeitura e Emater
A participação ativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Emater no desenvolvimento do eixo de educação ambiental do Projeto Ser Natureza foi uma constante em todas as escolas visitadas, conforme a técnica da Caej Adriane Chagas, o que foi fundamental para o sucesso de muitas das atividades propostas, principalmente as realizadas em campo e que dependiam de conhecimento técnico e do próprio projeto de recuperação ambiental, que foi elaborado por Miguel Arcanjo e Deuramir Júnior, da Emater.
Domingos Natalino, titular da pasta de Meio Ambiente de Itapuranga, foi um dos porta-vozes da comunidade, ao procurar o Ministério Público para solicitar a entrada do município no Projeto Ser Natureza,. A ideia era de que, com essa parceria, a proteção ao Rio Canastra fosse efetivada, concretizando um anseio antigo dos moradores daquela região. O representante da administração faz parte do grupo de trabalho e tem dado apoio ao projeto no eixo de recuperação de manancial, bem como o de educação ambiental do Ser Natureza.
Sobre a atividade como um todo, o promotor reafirmou seu contentamento pela adesão das escolas. “É evidente o progresso nas ações de educação ambiental, desde a apresentação dos projetos individuais das escolas e agradeço a todas as unidades por terem engajado e abraçado o Ser Natureza”, concluiu. (Texto e fotos: Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)
