Publicado em 28/07/2016
Estrutura ecológica diminui custos das obras da ponte Wall Ferraz
Uma solução eficaz, de baixo custo e de uma importância substancial ao meio ambiente. Essa foi a técnica de reciclagem utilizada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na proteção da estrutura das vias de acesso das obras da duplicação da Ponte Wall Ferraz.
As proteções das vias de acesso receberam cada uma, as do lado direito e esquerdo, formatos de contenção diferenciados. Segundo os engenheiros do DER, na parte inferior das vias de acesso que interliga as obras da ponte à avenida Cajuína, a equipe optou por utilizar a medida considerada ecologicamente correta, ao invés do método comum, utilizado no lado contrário, que estrutura de pedras, concretos e cimento.
O fiscal de obras do DER, João Sá afirma que a medida visa diminuir os custos desta etapa da obra que ainda não estava dentro do projeto licitado anteriormente e, consequentemente utilizar uma medida ecologicamente correta. “Ao invés de gastarmos cerca de R$ 600 mil na estrutura de contenção dessas vias, passaremos a economizar bastante, chegando a diminuir os custos para cerca de R$ 150 mil. Então temos aqui ganhos extraordinários para os cofres públicos e principalmente para a natureza, já que ao invés desses pneus estarem poluindo o meio ambiente conseguimos dar um destino eficaz a eles”, explicou o fiscal do DER.
Ao todo, deste lado inferior da ponte, serão utilizados uma média de 4.500 pneus. As barricadas do material estarão entrelaçadas de forma linear com arames farpados, areia e cimento, o que dará mais reforço as estruturas inferiores dos acessos da ponte.
As obras referentes ao governo do Estado já estão praticamente finalizadas. Os acabamentos e recapeamento asfáltico serão finalizados pela prefeitura municipal de Teresina e a duplicação deve ser concluída por completo até o final do mês de agosto.
