Abrampa participa, em Brasília, da abertura do seminário “Intervenção e Interações do Ministério Público na Luta contra a Criminalidade Ambiental”

A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente – Abrampa esteve presente, hoje, 30 de outubro, na abertura do seminário Intervenção e Interações do Ministério Público na Luta contra a Criminalidade Ambiental, promovido pela Embaixada da França, com apoio da associação e de outras entidades.

O presidente da Abrampa Luis Fernando Cabral Barreto Junior representou a associação na cerimônia de abertura. Além dele, estiveram presentes a 2ª Vice-Presidente Sandra Verônica Cureau, a 1ª Secretária Cristina Seixas Graça e os Diretores de Relações Internacionais Luciano Furtado Loubet, Luiz Alberto Esteves Scaloppe e Roberto Carlos Batista.

A programação do seminário inclui debates de diversos temas ligados ao combate à criminalidade ambiental, como desmatamento, tráfico de resíduos, garimpo e pesca ilegais, a obtenção de meios de prova para demonstrar a prática de crimes contra o meio ambiente e a saúde pública e o papel do Ministério Público no âmbito penal, em casos de poluição marítima. A programação inclui, ainda, mesas de debate sobre os danos gerados à saúde pública pelo uso de agrotóxicos e a responsabilidade civil e penal de empresas em casos de desmatamento.

Durante a abertura do seminário, o presidente da Abrampa, promotor de Justiça do MPMA Luis Fernando Cabral Barreto Junior, disse que a integração entres os membros do Ministério Público com atuação ambiental é a principal estratégia de enfrentamento da criminalidade sem fronteiras e de reversão das causas da destruição dos biomas.

Participaram da mesa de abertura do evento, além do presidente da Abrampa, a procuradora-geral da Corte de Apelação de Paris, Catherine Champrenault; o suprocurador-geral da Procuradoria-Geral da República, Nivio de Freitas Silva Filho; a procuradora-chefe da Agência Britânica do Meio Ambiente e presidente da Associação da Rede Europeia de Procuradores Ambientais (ENPE), Anne Brosnan; o procurador de Justiça de Mato Grosso e presidente da Associação da Rede Latino-Americana, Luiz Alberto Esteves Scaloppe; e a procuradora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Cooperação Internacional do MPDFT, Arinda Fernandes.

O evento se dará até o dia 1° de novembro de 2017, confira a programação.

Fotos: Imprensa MPDFT e Abrampa
Assessoria de Comunicação Social
Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa)
Fone: (31) 3292-4365
[email protected] 
Facebook: /abrampa.mp
Instagram: abrampa.oficial

Outras notícias

20/05/2024

Adaptação climática das cidades é urgente

Diante do cenário atual das mudanças climáticas, que prevê que eventos extremos serão cada vez mais frequentes e intensos, é urgente aumentar a resiliência das cidades. Dados do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) revelam que, com a velocidade do aquecimento do planeta, medidas de redução das emissões de gases de efeito estufa, ainda que […]

15/05/2024

ABRAMPA pede que PL que dispensa licenciamento ambiental para a silvicultura seja vetado pelo Presidente da República

A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) reafirma seu posicionamento contra o Projeto de Lei nº 1.366/2022, que prevê a retirada da silvicultura do rol das atividades potencialmente poluidoras, conforme definido pela Lei Federal nº 6.938/1981 (Política Nacional de Meio Ambiente). O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional no dia […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica