Alerta Matopiba

MATOPIBA é uma região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 1980, especialmente no cultivo de grãos.

Figura 01: Limites de biomas e delimitação de área de estudo.

 A expansão do agronegócio vem aumentando o desmatamento o ilegal no bioma Cerrado, especialmente na região do MATOPIBA. A perda da biodiversidade, erosão dos solos, desertificação, assoreamento dos rios, efeitos climáticos, perda de recursos naturais, perda de habitat, com extinção de muitas espécies da flora e da fauna, a exploração e venda ilegal de madeira, a invasão e apropriação indevida de terras públicas, constituem um conjunto de ilícitos que desafiam o combate ao desmatamento, assim como a garantia dos direitos humanos e territoriais de populações tradicionais.

Com apoio da GIZ e WWF Brasil, a ABRAMPA celebrou no final de 2021 parceria técnica objetivando o fortalecimento da atuação dos Ministérios Públicos Estaduais (MPE) dos estados do MATOPIBA no combate ao desmatamento. Surge aí o Projeto Alerta MATOPIBA.

No primeiro momento, foram elaborados diagnósticos sobre (i) sistemas de alertas de desmatamento na região; (ii) a situação da regularização ambiental das propriedades rurais dos quatro estados, com base no Cadastro Ambiental Rural (CAR); (iii) a estrutura dos Ministérios Públicos Estaduais nos quatro estados para a atuação no combate ao desmatamento ilegal, considerando inclusive capacidade técnica, e (iv) iniciativas de outros MPE em outros estados no combate ao desmatamento, possibilitando a identificação de projetos e boas práticas como fonte de referência e inspiração.

Com base nesses diagnósticos, em 2023 o projeto tem continuidade, em parceria com a WWF – Brasil, para executar parte do plano traçado para fortalecer a atuação do Ministério Público na região do MATOPIBA no combate ao desmatamento ilegal, por meio da criação de Plataforma de Transparência das medidas adotadas pelo MP.

O projeto tem a coordenação estratégica do Promotor de Justiça do Mato Grosso do Sul Luciano Furtado Loubet, atualmente vice-presidente da ABRAMPA.

Outros projetos

Aliança pela Paisagem

09/08/2023

Objetivo: A “Aliança pela Paisagem” tem como objetivo mobilizar a sociedade civil e organizada, por meio de várias entidades, coordenadas pela ABRAMPA e ABAP, visando discutir a necessidade de uma “Lei da Paisagem” para o Brasil, que trate desse recurso de forma holística e coordenada, utilizando-se como referência o Convênio Europeu de Paisagem. Também busca-se […]

Libertas

18/05/2023

O tráfico de fauna silvestre é um crime que envolve um encadeamento de diferentes ações relacionadas ao aproveitamento irregular desses animais e que culmina com ganho econômico. Via de regra, essa infração penal é cometida em conjunção com outros ilícitos, como fraude, falsificação, corrupção, contrabando, associação criminosa, entre outros. O tráfico de animais silvestres constitui, […]

Amazônia em Foco

18/05/2023

A Amazônia Legal é uma área que corresponde a 61 % do território nacional e que além de abrigar o bioma Amazônico brasileiro, ainda contém 20% do bioma Cerrado e parte do Pantanal mato-grossense e engloba a totalidades dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Estado […]

Abrampa pelo Clima

18/05/2023

O Projeto Abrampa pelo Clima tem como propósito mobilizar e instrumentalizar o Ministério Público para enfrentar os desafios impostos pela emergência climática. Desenvolvido desde 2020, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade – iCS, o projeto foi responsável por posicionar a ABRAMPA como um importante ator na litigância climática no Brasil. Além de atuar […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica