ABRAMPA, ANAMMA, OCF E SOS MATA ATLÂNTICA EMITEM NOTA TÉCNICA PELA REJEIÇÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.150/2022

No dia 30 de março, a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória nº 1.150/2022. Após um processo no qual houve a inclusão de sucessivas emendas que em nada se relacionavam com o seu conteúdo original, os “jabutis”, o texto foi encaminhado ao Senado Federal com a proposta de alteração de uma série de dispositivos da Lei de Vegetação Nativa e da Lei da Mata Atlântica. A norma corre o risco de ser aprovada ainda hoje pelo Senado Federal. 

A ABRAMPA, ANAMMA, Observatório do Código Florestal e SOS Mata Atlântica elaboraram uma Nota Técnica que detalha o processo legislativo e explicita que a norma, caso aprovada, trará graves impactos socioambientais. A Nota também elenca as patentes e inúmeras ilegalidades e inconstitucionalidades que marcam o texto aprovado pela Câmara dos Deputados e submetido ao Senado Federal.

A proposta normativa em discussão pode agravar o desmatamento de florestas, especialmente no ameaçado bioma Mata Atlântica, com prejuízos para o clima e a biodiversidade. Também prejudicará o cumprimento dos compromissos ambientais e climáticos assumidos pelo Brasil.

Diante disso, as entidades se posicionam pela necessária rejeição da Medida Provisória nº 1.150/2022 pelo Senado Federal.

A Nota Técnica pode ser consultada aqui.

Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa)
Fone: (31) 3292-4365
Facebook: /abrampa.mp
Instagram: abrampa.oficial

Outras notícias

29/11/2023

ABRAMPA emite Nota Técnica sobre Transparência do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Sensível à importância da participação da sociedade na gestão ambiental, a ABRAMPA acaba de publicar uma Nota Técnica sobre a necessidade da transparência dos dados pessoais dos titulares de imóveis rurais do Cadastro Ambiental Rural (CAR).O CAR é um instrumento da política pública ambiental dotado de indiscutível importância estratégica para o planejamento ambiental e econômico […]

30/10/2023

ABRAMPA participa do Seminário “Desafios e Oportunidades em Regularização Fundiária de Unidades de Conservação”

Na última semana, a Associação Brasileira de Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) participou do Seminário “Desafios e Oportunidades em Regularização Fundiária de Unidades de Conservação”*, em Brasília (DF). O encontro teve por objetivo retomar a discussão da temática, valorizar e construir propostas para enfrentamento do problema, engajar mais atores no processo e […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica