ABRAMPA dialoga com os órgãos ambientais federais em busca de melhorias na proteção do meio ambiente

A presidência da ABRAMPA foi recebida nesta quinta-feira (26) em Brasília (DF), para duas agendas, uma com o secretário-executivo do Ministério de Meio Ambiente e da Mudança do Clima (MMA), João Paulo Capobianco, e uma com presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho. Os encontros tinham por objetivo apresentar as iniciativas e projetos em desenvolvimento pela ABRAMPA e buscar oportunidades de aproximação com os órgãos a fim de fortalecer estratégias que favoreçam a defesa do patrimônio natural brasileiro.

Alexandre Gaio, presidente da Associação e promotor no Ministério Público do Estado do Paraná, acompanhado por Mário Mantovani, sócio honorário da ABRAMPA e diretor institucional da ANAMMA, apresentou as preocupações da ABRAMPA com relação aos retrocessos que prejudicaram a atuação dos órgãos e a efetividade dos mecanismos de proteção ambiental, assim como propôs sugestões que poderiam fortalecer as atividades de monitoramento, fiscalização, prevenção e controle de ilícitos ambientais.

O IBAMA e o MMA são órgãos de extrema importância para proteção do meio ambiente, que foram duramente fragilizados nos últimos anos com o corte de verbas e com a restrição de suas competências. “A ABRAMPA tem acompanhado com entusiasmo os mais recentes atos e decretos que visam reestabelecer a efetividade da Política Nacional do Meio Ambiente e a capacidade efetiva de atuação, sobretudo, dos órgãos ambientais federais. Acreditamos que essa reestruturação, aliada a atuação com outras instituições, como a própria ABRAMPA, possa trazer importantes avanços à conservação ambiental do país”, comenta Gaio.

Outras notícias

01/03/2024

#CONFIRMADO

PABLO HERNANDEZ VISCARDI, promotor de Justiça, é um dos palestrantes confirmados para o Painel III, que propõe a discussão sobre a temática “Desmatamento, Grilagem e Destinação de Terras Públicas”, durante o XXII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. Pablo Hernandez é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia, coordenador do […]

27/02/2024

#CONFIRMADA

RAFAELA SANTOS MARTINS DA ROSA, juíza federal do TJF4, é uma das palestrantes confirmadas para o Painel II, que propõe a discussão sobre a temática “Mudanças Climáticas”, durante o XXII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. Rafaela da Rosa é Doutora em Direito (Unisinos/RS). Pesquisadora Visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley Law; Juíza […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica