ABRAMPA E IERBB/MPRJ lançam “Caderno de Mudanças Climáticas – Fundamentos e Estratégias para a Adaptação”

A ABRAMPA, por meio do Projeto ABRAMPA pelo Clima e da Escola Superior da ABRAMPA, em parceria com o Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ), lança o Caderno de Mudanças Climáticas – Fundamentos e Estratégias para a Adaptação.

O download é gratuito e está disponível clicando aqui.

A obra reúne o arcabouço técnico-jurídico apresentado durante os quatro encontros do primeiro semestre de 2023 do Núcleo de Debates sobre Mudanças Climáticas. O Núcleo é uma realização do Projeto ABRAMPA pelo Clima que reúne promotores e procuradores de todo o Brasil com objetivo de fomentar a litigância climática entre os membros ministeriais, estimulando a promoção de medidas urgentes de mitigação e adaptação.
O Caderno busca disseminar os dados, debates e temas discutidos nos encontros, que contaram com exposições de especialistas em diferentes áreas da pauta climática. O intuito é que a publicação possa contribuir para que profissionais de diferentes áreas aprofundem o seu conhecimento sobre as mudanças climáticas, e até mesmo que subsidie eventuais ações em prol do clima estável.
Este primeiro volume reúne breves artigos que exploram aspectos técnicos e jurídicos relacionados a medidas de adaptação.
Esperamos que o material seja útil para todos aqueles que se interessam pelo tema e que ele sirva de apoio para a defesa da estabilidade climática.

Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa)
Fone: (31) 3292-4365
Facebook: /abrampa.mp
Instagram: abrampa.oficial

Outras notícias

20/02/2024

ABRAMPA defende no STJ que a liquidação prévia individual ou coletiva do julgado não é requisito indispensável para o cumprimento de sentença condenatória genérica proferida em demanda coletiva.

Nesta semana, inicia-se, no STJ, o julgamento dos Recursos Especiais afetados pelo Tema 1.169, que definirá se a liquidação prévia do julgado é requisito indispensável ou não para o ajuizamento de ação que objetive o cumprimento de sentença condenatória genérica proferida em demanda coletiva. A fim de contribuir com o debate, a ABRAMPA apresentou ao […]

06/02/2024

ABRAMPA apresenta contribuições à consulta pública sobre o termo de referência para a elaboração de EIA/RIMA de usinas termelétricas

A ABRAMPA apresentou, nesta semana, contribuições à Consulta Pública aberta pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) sobre o Termo de Referência (TR) para elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para Usinas Termelétricas. O documento apresentado inovou ao incluir, entre outros aspectos, a variável climática […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica