ABRAMPA participa da criação do Fórum Permanente dos Ministérios Públicos de Meio Ambiente da Amazônia Legal

A ABRAMPA formalizou nesta semana, em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a constituição do Fórum Permanente dos Ministérios Públicos de Meio Ambiente da Amazônia Legal, que terá como objetivo principal discutir e desenvolver ações integradas para proteção da Floresta Amazônica.

O ato aconteceu durante o “Encontro de Procuradores-gerais de Justiça da Amazônia Legal: Atuação Estratégica do Ministério Público na Defesa da Amazônia”, realizado na cidade de Belém (PA), nos dias 21 e 22. Antes da assinatura do documento, o promotor de Justiça e presidente da ABRAMPA, Alexandre Gaio, em apresentação, ressaltou a necessidade de avanços sugerindo como uma das priorizações a regionalização das atividades. Em sua primeira fala, Gaio lembrou de experiências exitosas neste sentido já implementadas em outros estados e que poderiam servir de boas práticas para avanços no bioma.

“As lições de outros biomas podem servir para que apliquemos medidas mais efetivas na proteção e combate a ilícitos na Amazônia. As atuações integradas e regionalizadas demonstram a possibilidade de interferir na realidade de toda uma região, bem como contribuir em questões complexas, desde que haja especificidade, articulação e planejamento institucional”, explica Gaio.

Gaio também apresentou durante o segundo dia de evento, as principais propostas da ABRAMPA para uma atuação mais estratégica na Amazônia, que incluem, por exemplo, a elaboração de Planos de Atuação Integrada, a realização de forças-tarefas, a intensificação das fiscalizações remotas, a destinação de terras públicas e a priorização de apurações envolvendo criminalidade organizada.

Neste momento, a Associação vem despendendo esforços no sentido de concretizar estas sugestões, sobretudo, mobilizando parceiros. A constituição e participação da ABRAMPA no Fórum Permanente dos Ministérios Públicos de Meio Ambiente da Amazônia Legal se apresenta como uma dessas iniciativas. A ABRAMPA já possui um histórico de importantes resultados pela conservação da biodiversidade amazônica que inclui a realização do projeto Amazônia em Foco, a apresentação das estratégias de atuação na COP27 e a assinatura de uma Carta Aberta com sugestões para a proteção e combate a ilícitos na Amazônia.

Outras notícias

08/04/2024

#CONFIRMADO

PAULO BUSSE, consultor e advogado especializado em justiça ambiental, é um dos palestrantes confirmados para o Painel VII, que propõe debater sobre a temática “Acesso à Justiça Ambiental, Comunidades Tradicionais e Proteção aos Ativistas Ambientais” durante o XXII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. Busse atua há mais de 20 anos auxiliando organizações […]

04/04/2024

#CONFIRMADA

BÁRBARA KOBAYASHI, Advogada do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV é uma das palestrantes confirmadas para o Painel VI, que propõe a discussão sobre a temática “Logística Reversa de Resíduos e o Novo Marco do Saneamento”, durante o XXII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. kobayashi é advogada, formada pela […]

03/04/2024

#CONFIRMADO

LUÍS FERNANDO CABRAL BARRETO JUNIOR, Promotor de Justiça do MPMA e Diretor Regional Nordeste da ABRAMPA é um dos palestrantes confirmados para o Painel VI, que propõe a discussão sobre a temática “Logística Reversa de Resíduos e o Novo Marco do Saneamento”, durante o XXII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente.. Barreto é […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica