Assemae divulga programação do 49º Congresso de Saneamento

O evento será realizado de 06 a 10 de maio, como parte das comemorações pelos 35 anos da Assemae.

A programação do 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae acaba de ser divulgada no site do evento. De 06 a 10 de maio, em Cuiabá (MT), os participantes terão acesso a um abrangente cronograma de painéis, mesas-redondas, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologias, feira de saneamento básico e visitas técnicas. São esperados mais de dois mil participantes de diferentes regiões do Brasil. As inscrições seguem abertas (clique aqui).

De acordo com o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, trata-se de uma edição especial do evento, em comemoração aos 35 anos de criação da entidade e 300 anos de fundação da capital Cuiabá. “Convido todos os gestores e profissionais do saneamento para estarem conosco pela primeira vez na região Centro-Oeste, contribuindo na construção desse importante debate de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável de nossos municípios”, destaca.

Na segunda-feira, 06/05, a programação será iniciada pelas reuniões do Conselho Fiscal e do Conselho Diretor Nacional da Assemae, além do credenciamento e entrega de materiais aos participantes inscritos. A partir das 18h, ocorrerá a cerimônia de abertura do evento, com a participação de autoridades nacionais e locais, seguida por coquetel na feira de saneamento básico. 

Com o tema “Novos desafios para a gestão do saneamento”, o primeiro painel vai debater na terça-feira, 07/05, a conjuntura e perspectivas do saneamento no Brasil, incluindo a presença das principais entidades que atuam no setor. Durante a tarde, as mesas-redondas terão a missão de orientar os municípios sobre as modelagens de parcerias público-público e público-privadas, qualidade da água, saneamento rural e reestruturação da gestão pública.

Na quarta-feira, 08/05, a programação começa com o segundo painel do evento, que abordará o papel da regulação para a universalização do saneamento. Já as mesas-redondas da tarde vão debater o controle de perdas de água, desafios da gestão integrada, direito ao saneamento, segurança hídrica e barragens, além do acesso a recursos federais.

Para celebrar os 35 anos de criação da Assemae, na quinta-feira, 09/05, o terceiro painel do Congresso resgatará a contribuição da entidade a favor do saneamento municipal. Na parte da tarde, os debates serão concentrados em novas tecnologias de saneamento, coleta seletiva, logística reversa, e sistema de governança para a gestão estratégica de serviços municipais de água e esgoto. Encerrando a quinta-feira, a Assembleia Geral de Associados da Assemae vai deliberar sobre as ações da entidade em 2019.

Minicursos

A programação de minicursos será dividida nos dias 07, 08 e 09 de maio, durante o período da tarde. O Plano Nacional de Capacitações da Assemae orientará o público sobre a aplicação de conceitos de qualidade na gestão pública. Em parceria com o Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água (idealizado pelos governos brasileiro e alemão), o Congresso da Assemae também promoverá minicursos sobre eficiência energética e boas práticas para gerar informação confiável.

Apresentações de Trabalhos

As apresentações de trabalhos técnicos, com experiências exitosas em saneamento básico, vão compor a programação da manhã, nos dias 07, 08 e 09 de maio. Os autores selecionados terão 30 minutos para apresentar o tema e debater junto ao público. Os melhores trabalhos orais serão premiados pela Assemae com troféus e certificados, a partir de critérios científicos. Já os melhores pôsteres passarão por votação popular.

Ponto de Tecnologia e Feira de Saneamento

Outro destaque da programação será a feira de saneamento básico do Congresso, realizada nos dias 07, 08 e 09 de maio, das 12h às 19h. No local, o público poderá interagir com empresas fornecedoras do setor e conhecer novos produtos, processos e serviços. Pela primeira vez, a feira terá um Ponto de Tecnologia, onde serão realizadas apresentações de tecnologias oferecidas por empresas da área de saneamento básico.

III Prêmio Startup Assemae

De terça a quinta-feira (07 a 09), das 12h às 19h, a feira de saneamento básico também será palco do III Prêmio Startup Assemae, que visa reconhecer iniciativas inovadoras voltadas ao desenvolvimento e comercialização de novas tecnologias de produtos, processos ou serviços na área de saneamento básico. As melhores equipes serão escolhidas a partir da defesa do projeto, estágio de desenvolvimento da ideia, potencial de aplicação no mercado, perfil empreendedor, e impacto nos serviços de saneamento básico.

Visitas Técnicas

O último dia do Congresso, 10 de maio, será dedicado ao cronograma de visitas técnicas em Cuiabá. Os locais e horários estarão disponíveis em breve pelo site do evento.

Mais informações, acesse: https://www.assemae.org.br/congressonacional

Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa)
Fone: (31) 3292-4365
[email protected]
Facebook: /abrampa.mp
Instagram: abrampa.oficial

Outras notícias

22/07/2024

II SEMINÁRIO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO NO BRASIL E NO CERRADO (INSCRIÇÕES ABERTAS)

Nos dias 14 e 15 de agosto, Goiânia sediará o “2º Seminário Unidades de Conservação: Perspectivas e Desafios da Implementação no Brasil e no Cerrado”, que acontecerá na sede do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO). O evento reunirá promotores de justiça, gestores de órgãos públicos ambientais e representantes da comunidade científica e da […]

18/07/2024

Liderado pela ABRAMPA e ABAP, Projeto de Lei para criação de Política Nacional da Paisagem (PNP) é protocolado no Senado Federal

Um importante passo liderado pela Associação Brasileira de Membros do Ministério Público (ABRAMPA) e Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) para a defesa e valorização da paisagem brasileira foi dado no dia 15 de julho. Foi protocolado no Senado Federal o Projeto de Lei n° 2898/2024 para criação da “Política Nacional da Paisagem (PNP)”. A […]

10/07/2024

CARTA LIBERTAS: documento propõe diretrizes para a atuação dos Ministérios Públicos no combate ao tráfico de fauna silvestre

A Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), por meio do projeto Libertas, publicou, nesta quarta-feira, 10 de julho, a “Carta Libertas”, com recomendações e estratégias para o combate ao tráfico e aos maus-tratos de animais silvestres. O documento foi elaborado de forma colaborativa por promotores de justiça de Ministérios Públicos de diversos […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica