CAEMA REALIZA MÓDULO DE PATRULHAMENTO RURAL A ALUNOS DO CURSO DE POLICIAMENTO AMBIENTAL

Nos dias 20 e 21/10, a CIPE/Mata Atlântica (CAEMA) recebeu em sua sede no distrito de Posto da Mata, Nova Viçosa-BA, 38 alunos do Curso de Policiamento Ambiental. O curso é uma parceria da PMBA, através da CIPPA/Porto Seguro, juntamente com o Ministério Público e a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, tendo a CIPE – Mata Atlântica como executora deste módulo. Durante a jornada de 20 horas/aulas, os alunos tiveram instrução de patrulha rural, nós e amarras, acuidade visual e auditiva, técnicas e táticas de combate rural com tiro real. De acordo com o Maj PM Cléber, Comandante da CIPPA/PS, o treinamento será de grande valia para a proposta de capacitação continuada do seu efetivo e os reflexos serão sentidos pela tropa no desempenho do seu labor diário e pela sociedade civil organizada que é atendida pela atividade de policiamento ambiental.

Destaque para a instrução utilizando a ferramenta Vídeo-simulador de Uso da Força e Decisão de Tiro, onde os alunos inicialmente são instruídos acerca dos conceitos de Uso Diferenciado da Força e Fundamentos do Tiro Policial. A metodologia aplicada na ferramenta consiste na projeção de imagens em uma tela com anteparo balístico, retratando ações e ocorrências do dia a dia do policiamento ostensivo, exigindo que o policial militar desenvolva as atitudes e comportamentos esperados dos profissionais de segurança pública frente às ações delituosas. Durante a atividade, o policial militar é estimulado a aplicar os conceitos do uso diferenciado da força nos seus diversos níveis, com foco no desenvolvimento e  aprimoramento da verbalização, bem como refletir sobre o processo decisório de utilização da arma de fogo como último recurso, principalmente, com observando os princípios da proporcionalidade e moderação. Os alunos  elogiaram a dinâmica empregada no treinamento, ratificando a importância da reflexão individual que a atividade proporciona, como também o realismo das imagens projetadas.

O Comandante da CAEMA, Maj PM Pontes, afirma que a iniciativa de aplicação de novas tecnologias no treinamento policial militar tem como objetivo prestar um serviço de segurança pública de excelência ao cidadão cliente, sendo esta uma das metas estabecidas pelo Comandante Geral da Corporação no Plano Estratégico da PMBA rumo ao Bi-Centenário, que também faz parte da estratégia alçada no Plano Estadual de Segurança Pública, pelo Governo do Estado.

Fonte: Comunicação Social CIPE/MA (CAEMA)

Assessoria de Comunicação Social
Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa)
Fone: (31) 3292-4365
[email protected] 
Facebook: /abrampa.mp
Instagram: abrampa.oficial

Outras notícias

20/05/2024

Adaptação climática das cidades é urgente

Diante do cenário atual das mudanças climáticas, que prevê que eventos extremos serão cada vez mais frequentes e intensos, é urgente aumentar a resiliência das cidades. Dados do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) revelam que, com a velocidade do aquecimento do planeta, medidas de redução das emissões de gases de efeito estufa, ainda que […]

15/05/2024

ABRAMPA pede que PL que dispensa licenciamento ambiental para a silvicultura seja vetado pelo Presidente da República

A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) reafirma seu posicionamento contra o Projeto de Lei nº 1.366/2022, que prevê a retirada da silvicultura do rol das atividades potencialmente poluidoras, conforme definido pela Lei Federal nº 6.938/1981 (Política Nacional de Meio Ambiente). O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional no dia […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica