CNMP abre inscrições para curso sobre valoração de danos ambientais

O Evento é destinado a membros e servidores do Ministério Público, magistrados e servidores do Poder Judiciário e profissionais da área de meio ambiente.

As inscrições estão abertas até as 19 horas do dia 29 de março para o curso sobre valoração de danos ambientais. Promovida pela Comissão do Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CMA/CNMP), com parceria da ABRAMPA, a capacitação será realizada nos dias 31 de março e 1º de abril, diretamente do Plenário da instituição, em Brasília, e será transmitida pelo YouTube. 

Presidida pelo conselheiro Rinaldo Reis, a CMA terá o apoio dos Ministérios Públicos Estaduais do Amazonas, do Ceará, de Goiás, do Mato Grosso, de Minas Gerais, do Pará, de Pernambuco e do Rio Grande do Sul.

A iniciativa tem o objetivo de proporcionar a membros e servidores do Ministério Público brasileiro, magistrados e servidores do Poder Judiciário, estudiosos, membros da academia e demais interessados, o aprofundamento do conteúdo da obra “Diretrizes para valoração de danos ambientais”, com exposições técnicas das metodologias de valoração, associadas a situações concretas. 

Os quatro módulos do curso contarão com exposições dos autores da publicação, composta por um capítulo geral sobre valoração dos danos e capítulos específicos sobre flora, fauna, poluição, loteamentos irregulares, mineração e patrimônio cultural.

São oferecidas 150 vagas, sendo 60 vagas para membros do Ministério Público e 60 vagas para magistrados, tanto da esfera federal quanto estadual, que serão preenchidas por ordem cronológica de inscrição. Também serão disponibilizadas 30 vagas para profissionais que atuam na área de meio ambiente. 

As inscrições devem ser feitas pelo sistema de eventos do CNMP (clique aqui). Serão emitidos certificados de 10h/aula somente para participantes inscritos nessa plataforma.

O conselheiro Rinaldo Reis ressaltou a relevância do evento: “O tema da valoração é complexo, mas é também fundamental para garantir a efetividade e a celeridade da atuação finalística do Ministério Público. Foi e é preciso coragem e força de vontade para abordar essa matéria delicada e difícil. Além disso, é um assunto desafiador para o cumprimento do papel do Ministério Público de lutar pela defesa ambiental”.

O presidente da CMA complementou que, “por ser um tema interdisciplinar e por possuir múltiplos aspectos e elementos interdependentes, é necessário empreender esforços de diversas áreas técnicas e jurídicas para capacitar os membros e os servidores que atuam na linha de frente e lutam diária e arduamente para cumprir a nobre missão do Ministério Público de defender o ambiente”.

De acordo com a programação provisória, farão a abertura do curso o conselheiro Rinaldo Reis; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia e presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), Cristina Graça Seixas; e a procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul Silvia Capelli.

 

Veja a programação provisória.  (anexa)

Inscrições: até as 19 horas do dia 29 de março, pelo sistema de inscrições de eventos do CNMP.

Realização do curso: 30 de março e 1º de abril.

Transmissão: canal oficial do CNMP no YouTube.

Informações adicionais sobre o curso: [email protected].

Comunicação de eventuais instabilidades no sistema de inscrição de eventos do CNMP: [email protected].

Matéria relacionada: Publicação sobre diretrizes para valoração de danos ambientais está disponível para consulta 

 

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
[email protected] 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

Outras notícias

08/04/2024

#CONFIRMADO

PAULO BUSSE, consultor e advogado especializado em justiça ambiental, é um dos palestrantes confirmados para o Painel VII, que propõe debater sobre a temática “Acesso à Justiça Ambiental, Comunidades Tradicionais e Proteção aos Ativistas Ambientais” durante o XXII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. Busse atua há mais de 20 anos auxiliando organizações […]

04/04/2024

#CONFIRMADA

BÁRBARA KOBAYASHI, Advogada do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV é uma das palestrantes confirmadas para o Painel VI, que propõe a discussão sobre a temática “Logística Reversa de Resíduos e o Novo Marco do Saneamento”, durante o XXII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. kobayashi é advogada, formada pela […]

03/04/2024

#CONFIRMADO

LUÍS FERNANDO CABRAL BARRETO JUNIOR, Promotor de Justiça do MPMA e Diretor Regional Nordeste da ABRAMPA é um dos palestrantes confirmados para o Painel VI, que propõe a discussão sobre a temática “Logística Reversa de Resíduos e o Novo Marco do Saneamento”, durante o XXII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente.. Barreto é […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica