CNMP e Abrampa celebram cooperação para aperfeiçoar a atuação do Ministério Público na proteção ao meio ambiente

Foi publicado na Seção 3, página 96, da edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira, 28 de fevereiro, o extrato do acordo de cooperação celebrado entre Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa). O termo assinado tem por objetivo instituir a colaboração técnico-científica e institucional entre as duas instituições, visando à implementação de ações conjuntas ou de apoio mútuo a fim de aperfeiçoar a atuação dos membros do Ministério Público brasileiro em conhecimento voltado para proteção ao meio ambiente.

Assinaram o acordo, no dia 25 de fevereiro, a secretária-geral do CNMP, Adriana Zawada, e o presidente da Abrampa, Luiz Fernando Cabral. Como testemunha, assinou o presidente da Comissão de Meio Ambiente do CNMP, conselheiro Luciano Nunes. O acordo terá validade de três anos.

A cooperação consistirá, entre outras obrigações, em difundir conhecimento por meio da realização de cursos de aperfeiçoamento na área ambiental; indicar conferencistas dentre membros do Ministério Público e pessoas de reconhecido conhecimento na temática ambiental; desenvolver atividades e projetos de interesse comum entre as partes, visando ao aperfeiçoamento das políticas públicas de educação ambiental; estabelecer meio de intercâmbio de conhecimentos, informações, experiências e pesquisas; promover eventos conjuntos que versem sobre a temática meio ambiente; além de promover o engajamento dos membros do MP na participação de eventos voltados à proteção do ambiente saudável.

As ações relacionadas à execução das atividades objeto do acordo serão realizadas conforme planos de trabalho específicos, preliminarmente acordados, aprovados pelas áreas competentes e assinados previamente por CNMP e Abrampa.

Clique aqui para ver o acordo na íntegra.

Assessoria de Comunicação Social – Conselho Nacional do Ministério Público

Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa)
Fone: (31) 3292-4365
[email protected]
Facebook: /abrampa.mp
Instagram: abrampa.oficial

Outras notícias

20/05/2024

Adaptação climática das cidades é urgente

Diante do cenário atual das mudanças climáticas, que prevê que eventos extremos serão cada vez mais frequentes e intensos, é urgente aumentar a resiliência das cidades. Dados do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) revelam que, com a velocidade do aquecimento do planeta, medidas de redução das emissões de gases de efeito estufa, ainda que […]

15/05/2024

ABRAMPA pede que PL que dispensa licenciamento ambiental para a silvicultura seja vetado pelo Presidente da República

A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) reafirma seu posicionamento contra o Projeto de Lei nº 1.366/2022, que prevê a retirada da silvicultura do rol das atividades potencialmente poluidoras, conforme definido pela Lei Federal nº 6.938/1981 (Política Nacional de Meio Ambiente). O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional no dia […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica