FINANÇAS SUSTENTÁVEIS E A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

A presente obra é uma iniciativa inédita e pioneira ao reunir artigos de renomados especialistas, de diferentes setores, sobre o desafiante tema das “Finanças sustentáveis e a responsabilidade socioambiental das instituições financeiras”.

As contribuições, propiciadas por representantes da comunidade acadêmica, do Ministério Público, do Poder Judiciário, de órgãos ambientais, advogados, gestores e por especialistas das áreas de risco socioambiental do setor financeiro em nível nacional e internacional, colaboram para a criação e o fortalecimento de mecanismos de mercado e de políticas públicas para o financiamento sustentável.

Entre os aspectos discutidos no livro, está a inserção da variável socioambiental na análise de crédito, em especial após a publicação da Resolução CMN nº 4.327/2014 do Banco Central do Brasil, órgão regulador e supervisor do Sistema Financeiro Nacional que define diretrizes que devem ser observadas no estabelecimento e na implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental pelas instituições financeiras.

O livro apresenta, ainda, posições de representantes da Federação Brasileira dos Bancos, de instituições financeiras e de autores especialistas nos temas socioambientais e sinaliza o trajeto para as finanças sustentáveis por meio da avaliação dos riscos e dos impactos socioambientais de projetos pelos empreendedores e órgãos regulamentadores e de controle.

O caminho para as finanças sustentáveis exige a avaliação dos riscos e dos impactos socioambientais de projetos pelos empreendedores, órgãos regulamentadores e de controle e também pelas instituições financeiras.

A expectativa é que esta obra possa despertar novos conceitos e visões dos diferentes setores, bem como ser um norte para o desenvolvimento de tecnologias e a ampliação de fontes de financiamento voltadas a projetos de impacto socioambiental positivo, a estruturação de modelos de negócio de impacto socioambiental positivo e a busca por políticas públicas que promovam inovação socioambiental.

Somente um trabalho bem orquestrado entre os diferentes stakeholders será capaz de conduzir de maneira apropriada a transição para uma economia sustentável e inclusiva.

Título: Finanças Sustentáveis e a Responsabilidade Socioambiental das Instituições Financeiras
Autores: Sandra Akemi Shimada Kishi , Consuelo Y. Moromizato Yoshida , Renata Soares Piazzon , Marcelo Drügg Barreto Vianna (Coordenadores)

ISBN: 978-85-450-0234-5
Páginas: 417
Ano: 2017
Formato: 17.0 x 24.0
Edição: 1ª

Confira a ficha técnica completa desta publicação

Outras notícias

08/04/2024

#CONFIRMADO

PAULO BUSSE, consultor e advogado especializado em justiça ambiental, é um dos palestrantes confirmados para o Painel VII, que propõe debater sobre a temática “Acesso à Justiça Ambiental, Comunidades Tradicionais e Proteção aos Ativistas Ambientais” durante o XXII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. Busse atua há mais de 20 anos auxiliando organizações […]

04/04/2024

#CONFIRMADA

BÁRBARA KOBAYASHI, Advogada do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV é uma das palestrantes confirmadas para o Painel VI, que propõe a discussão sobre a temática “Logística Reversa de Resíduos e o Novo Marco do Saneamento”, durante o XXII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. kobayashi é advogada, formada pela […]

03/04/2024

#CONFIRMADO

LUÍS FERNANDO CABRAL BARRETO JUNIOR, Promotor de Justiça do MPMA e Diretor Regional Nordeste da ABRAMPA é um dos palestrantes confirmados para o Painel VI, que propõe a discussão sobre a temática “Logística Reversa de Resíduos e o Novo Marco do Saneamento”, durante o XXII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente.. Barreto é […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica