INFORMATIVO SISTEMA CAMPO LIMPO N. 87 destaca a parceria entre InpEV e Abrampa “juntos para aprimorar a gestão de resíduos sólidos”

Se a gestão dos resíduos sólidos é um objetivo comum, ter mais braços remando na mesma direção é a melhor forma de atingir essa meta mais rapidamente. Com esse objetivo, o inpEV participa ativamente dos seminários realizados pela Abrampa (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente) e, assim, busca contribuir para superar os desafios para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Desde 2018, o Instituto é um dos apoiadores dos eventos realizados pela entidade – são seminários que acontecem em várias capitais do país e o congresso anual, com duração de três dias.

Enquanto o inpEV mostra como o exemplo do Sistema Campo Limpo tem sido bem-sucedido, a Abrampa comprova que é possível implantar um programa de logística reversa bem estruturado e eficiente. “A parceria é uma via de mão dupla. Uma das responsabilidades do inpEV é investir em educação e conscientização. Os eventos são uma excelente oportunidade de divulgar o Sistema Campo Limpo para um público que tem interesse na atividade. E é importante compartilhar o caso do Sistema, com resultados relevantes e bem regulado. Mostramos como estabelecer a logística reversa operando com excelência”, afirma Maria Helena Zucchi Calado, gerente de Sustentabilidade do inpEV, destacando ainda a importância para o inpEV de ter a oportunidades de dialogar com membros do Ministério Público.

A avaliação positiva da parceria também é feita pela Abrampa. “Tem sido relevante reunir em uma mesma mesa de debates o Ministério Público, os órgãos e instituições públicas, a sociedade civil, as empresas e os responsáveis pela recuperação de materiais recicláveis, e ainda os catadores desse material. A parceria promove este espaço para análise da lei e busca de soluções para a maior eficiência da política, alcançando maior sustentabilidade”, ressalta a presidente da entidade, Cristina Seixas Graça (leia entrevista completa).

Concretização de boas ideias

Muito mais do que garantir o cumprimento da legislação, a Abrampa tem um papel importante como aglutinador na área de sustentabilidade. “A instituição tem uma função agregadora. Une a área legal com as entidades que atuam no setor, permitindo o compartilhamento de boas práticas e a geração de novas ideias. Surgem alternativas para que se criem processos para tornar real a destinação adequada dos resíduos. É a mão que fiscaliza e controla, mas também que objetiva, por meio de seus eventos e ações, tornar realidade a Política Nacional de Resíduos Sólidos em todo o território nacional e junto aos diferentes setores. Com isso, busca e incentiva a viabilidade da estruturação de cada setor, visando atender a economia circular”, complementa Mario Fujii, gerente de Logística do inpEV.

Mario cita como um bom exemplo a troca de experiências que gerou a implantação do MTR-online (Manifesto de Resíduos Sólidos). “É um instrumento de gestão de resíduos e fiscalização por parte dos órgãos ambientais quanto à geração, transporte e a destinação final destes materiais, desenvolvido pela Abetre (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes), que, com apoio da Abrampa, viabilizou a utilização em vários Estados, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e também junto ao Governo Federal, envolvendo os diversos setores no uso de um mecanismo de gestão eficiente e viável”, completa.

Diante dos desafios ambientais que a sociedade global precisa vencer, implantando o conceito de sustentabilidade, Mario destaca que, trabalhando juntos, os setores serão mais fortes e mais atuantes. “Assim, geramos sinergias que contribuem para a evolução de todos, mesmo do Sistema Campo Limpo, que é pioneiro ao realizar a logística reversa por meio de boa governança e do conceito de economia circular, e é reconhecido como modelo a ser seguido do ponto de vista da viabilidade do processo”, conclui.

Fonte: Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV)

Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa)
Fone: (31) 3292-4365
[email protected] 
Facebook: /abrampa.mp
Instagram: abrampa.oficial

Outras notícias

22/07/2024

II SEMINÁRIO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO NO BRASIL E NO CERRADO (INSCRIÇÕES ABERTAS)

Nos dias 14 e 15 de agosto, Goiânia sediará o “2º Seminário Unidades de Conservação: Perspectivas e Desafios da Implementação no Brasil e no Cerrado”, que acontecerá na sede do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO). O evento reunirá promotores de justiça, gestores de órgãos públicos ambientais e representantes da comunidade científica e da […]

18/07/2024

Liderado pela ABRAMPA e ABAP, Projeto de Lei para criação de Política Nacional da Paisagem (PNP) é protocolado no Senado Federal

Um importante passo liderado pela Associação Brasileira de Membros do Ministério Público (ABRAMPA) e Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) para a defesa e valorização da paisagem brasileira foi dado no dia 15 de julho. Foi protocolado no Senado Federal o Projeto de Lei n° 2898/2024 para criação da “Política Nacional da Paisagem (PNP)”. A […]

10/07/2024

CARTA LIBERTAS: documento propõe diretrizes para a atuação dos Ministérios Públicos no combate ao tráfico de fauna silvestre

A Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), por meio do projeto Libertas, publicou, nesta quarta-feira, 10 de julho, a “Carta Libertas”, com recomendações e estratégias para o combate ao tráfico e aos maus-tratos de animais silvestres. O documento foi elaborado de forma colaborativa por promotores de justiça de Ministérios Públicos de diversos […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica