No Dia Nacional de Defesa da Fauna, a Abrampa lança seu mais novo projeto em parceria com o WWF-Brasil, o Projeto Libertas!

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a capacidade institucional dos Ministérios Públicos no combate ao comércio ilegal de animais, mediante a capacitação e integração de seus membros e o incremento de sua base de conhecimento sobre os mecanismos das ações criminosas e das atuações exitosas em seu enfrentamento.

O projeto é coordenado pela Promotora de Justiça Luciana Imaculada de Paula, atualmente à frente da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (CEDA), do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG)  – considerada uma referência nessa área de atuação. 

O tráfico de fauna silvestre tem grande envolvimento com grupos criminosos organizados e ocupa o terceiro lugar entre as atividades ilícitas mais rentáveis do planeta. Além disso, contribui para o declínio da biodiversidade e acarreta profundas violações do bem-estar animal. Estima-se que 09 em cada 10 animais traficados morrem antes de sua chegada ao destinatário final em virtude de más condições de manejo.

O símbolo do Libertas é o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) que, devido a sua docilidade, beleza e capacidade de imitar a voz humana, é muito cobiçado como animal de estimação e atualmente figura entre os mais traficados no Brasil.

A evolução do projeto pode ser acompanhada pelas redes sociais e portal da Abrampa.

 

Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa)
Fone: (31) 3292-4365
[email protected] 
Facebook: /abrampa.mp
Instagram: abrampa.oficial

Outras notícias

20/02/2024

ABRAMPA defende no STJ que a liquidação prévia individual ou coletiva do julgado não é requisito indispensável para o cumprimento de sentença condenatória genérica proferida em demanda coletiva.

Nesta semana, inicia-se, no STJ, o julgamento dos Recursos Especiais afetados pelo Tema 1.169, que definirá se a liquidação prévia do julgado é requisito indispensável ou não para o ajuizamento de ação que objetive o cumprimento de sentença condenatória genérica proferida em demanda coletiva. A fim de contribuir com o debate, a ABRAMPA apresentou ao […]

06/02/2024

ABRAMPA apresenta contribuições à consulta pública sobre o termo de referência para a elaboração de EIA/RIMA de usinas termelétricas

A ABRAMPA apresentou, nesta semana, contribuições à Consulta Pública aberta pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) sobre o Termo de Referência (TR) para elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para Usinas Termelétricas. O documento apresentado inovou ao incluir, entre outros aspectos, a variável climática […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica