Publicado em 22/06/2026

Santa Catarina lança oficialmente o SisREV para monitorar metas de logística reversa e reciclagem

Santa Catarina deu mais um passo para fortalecer a gestão de resíduos e o cumprimento das metas de reciclagem. Foi lançado nesta semana, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o Sistema de Logística Reversa (SisREV), plataforma desenvolvida pela Associação Brasileira de Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o Governo de Santa Catarina.

A ferramenta foi criada para facilitar o acompanhamento da logística reversa de embalagens no estado. Por meio dela, empresas, cooperativas e entidades gestoras poderão enviar relatórios digitalmente, enquanto órgãos ambientais e fiscalizadores terão acesso a informações que permitem acompanhar o cumprimento das metas com mais transparência e rastreabilidade.

O lançamento reforça as discussões realizadas recentemente durante seminário promovido na FIESC sobre os impactos do Decreto Federal nº 12.688/2026 para a indústria catarinense. O encontro também abordou temas como infraestrutura tecnológica e o mercado de créditos de carbono.

Para o procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Paulo Locatelli, a chegada do SisREV representa um avanço importante para a governança ambiental, mas os desafios relacionados à gestão de resíduos ainda exigem atenção. “Esse tipo de parceria com a ABRAMPA e com todo o setor produtivo que a FIESC representa é fundamental para pensarmos em futuro”, destacou. 

Para o procurador, o estado tem as ferramentas necessárias para acelerar as metas da logística reversa. “Temos massa crítica, experiência e infraestrutura para ver os números da reciclagem dobrarem em dois anos. Toda vez que o setor produtivo e o setor público se unem, a gente consegue encontrar a solução e mostrar que Santa Catarina pode e deve fazer parte da resposta, sendo referência nacional.”

Locatelli também chamou atenção para outros desafios relacionados à gestão de resíduos no estado, especialmente na área da saúde. Segundo ele, o Ministério Público vem acompanhando as dificuldades enfrentadas pelos municípios na destinação adequada desses materiais e defendeu a importância de parcerias entre o poder público e o setor produtivo para buscar soluções mais efetivas.

Reciclagem e incentivos

Além da apresentação da nova plataforma, o evento também abordou os desafios econômicos da reciclagem. O coordenador do Comitê de Logística Reversa da FIESC, Albano Schmidt, defendeu a criação de mecanismos que incentivem a economia circular e reduzam os custos enfrentados por quem trabalha com reciclagem.

A mesma avaliação foi feita pelo presidente da ABRAMPA, Luciano Loubet, que chamou atenção para uma contradição presente no modelo atual. “Existe uma ilogicidade em tributar o resíduo reciclado. Quando o material vai para o aterro sanitário, o custo é menor. Quando ele retorna para a cadeia produtiva por meio da reciclagem, há incidência de tributos”, explicou Loubet, que também destacou o potencial do mercado de créditos de carbono para atrair investimentos e fortalecer iniciativas ligadas à reciclagem.

Com a implantação do SisREV, a expectativa é ampliar a transparência das informações, fortalecer a fiscalização e contribuir para que as metas de logística reversa sejam cumpridas de forma mais eficiente em Santa Catarina.

Outras notícias

18/06/2026

Estudo da ABRAMPA fundamenta ação do Ministério Público que questiona licença do pré-sal por omissão quanto aos impactos climáticos

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), ajuizaram nesta segunda-feira (15) uma ação civil pública que pede a anulação da licença prévia que atestou a viabilidade ambiental da atividade de exploração de petróleo e gás natural do polo pré-sal da Bacia de Santos – Etapa 4. A […]

18/06/2026

ABRAMPA apoia proposta de resolução para ampliar transparência de dados ambientais em todo o país

Nota Técnica apresentada ao CONAMA e ao CNRH recomenda regras nacionais de transparência para licenciamento, fiscalização e gestão de recursos hídricos A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) está entre as organizações que subscrevem uma Nota Técnica apresentada ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e ao Conselho Nacional de […]

18/06/2026

MPT e MPMG recomendam remuneração da triagem de recicláveis e reforçam entendimento consolidado pela ABRAMPA na Carta de Vitória

Recomendação consolida o entendimento da ABRAMPA e CNPG O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediram, em 10 de junho de 2026, recomendação conjunta ao Município de Belo Horizonte para que passe a remunerar adequadamente o serviço de triagem de materiais recicláveis realizado por associações e cooperativas de […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica