WEBINAR: Lactec apresenta resultados do Diagnóstico Socioambiental do Rio Doce.

Há três anos, empresa faz a avaliação dos danos decorrentes do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, em Mariana.

No mês em que o rompimento da barragem de rejeitos de minério de Fundão, em Mariana (MG), completa cinco anos, o Lactec apresenta o trabalho realizado para a construção do diagnóstico socioambiental dos danos decorrentes do desastre, durante a quinta edição do Seminário Integrado do Rio Doce (SIRD).

Na palestra do Lactec, a pesquisadora e coordenadora executiva do projeto, Gleiciane Fernanda de Carvalho, abordará o tema Água do Rio Doce: tem qualidade?

Há três anos, O Lactec faz a avaliação dos danos decorrentes do rompimento da barragem de rejeitos de minério, em Mariana (MG), por nomeação do Ministério Público Federal (MPF) de Minas Gerais.

Para a realização desse trabalho, o Lactec reuniu uma equipe de técnicos e especialistas das mais diversas áreas, que foram a campo fazer coletas e realizar análises para acompanhamento das alterações ocorridas, em função do desastre, no solo, no ar, na água, nos peixes, pescados, flora, fauna e patrimônio cultural.

O relatório também será a base para o painel que acontecerá na sequência sobre a qualidade da água do Rio Doce. Participarão do debate o professor Ângelo Denadai, o promotor de justiça Leonardo Castro Maia e o professor José Rubens Morato Leite, da Universidade Federal de Santa Catarina.

O tema do evento este ano é “Esquecimento e incertezas dos desastres da mineração: resistir é preciso” e pode ser acompanhado pelo YouTube, no Canal da Univale, no próximo dia 3 de novembro, às 19h30. O SIRD é realizado pela Univale, IFMG-GV, UFJF-GV, Rede Interinstitucional de Pesquisa Socioambiental de Governador Valadares; Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina; Rede Terra Água (UFV/UFOP/Univale) e Comissão de Atingidos do Território de Governador Valadares.

O evento teve início no dia 20 de outubro e reúne pesquisadores e atingidos para discutir as consequências do rompimento da barragem da Vale/BHP/Samarco, que completa cinco anos no dia 5 de novembro de 2020.

Mais informações sobre os resultados podem ser obtidas no site do MPF.

Outras notícias

22/07/2024

II SEMINÁRIO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO NO BRASIL E NO CERRADO (INSCRIÇÕES ABERTAS)

Nos dias 14 e 15 de agosto, Goiânia sediará o “2º Seminário Unidades de Conservação: Perspectivas e Desafios da Implementação no Brasil e no Cerrado”, que acontecerá na sede do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO). O evento reunirá promotores de justiça, gestores de órgãos públicos ambientais e representantes da comunidade científica e da […]

18/07/2024

Liderado pela ABRAMPA e ABAP, Projeto de Lei para criação de Política Nacional da Paisagem (PNP) é protocolado no Senado Federal

Um importante passo liderado pela Associação Brasileira de Membros do Ministério Público (ABRAMPA) e Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) para a defesa e valorização da paisagem brasileira foi dado no dia 15 de julho. Foi protocolado no Senado Federal o Projeto de Lei n° 2898/2024 para criação da “Política Nacional da Paisagem (PNP)”. A […]

10/07/2024

CARTA LIBERTAS: documento propõe diretrizes para a atuação dos Ministérios Públicos no combate ao tráfico de fauna silvestre

A Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), por meio do projeto Libertas, publicou, nesta quarta-feira, 10 de julho, a “Carta Libertas”, com recomendações e estratégias para o combate ao tráfico e aos maus-tratos de animais silvestres. O documento foi elaborado de forma colaborativa por promotores de justiça de Ministérios Públicos de diversos […]

Mídias Sociais
Desenvolvido por:
Agência Métrica